Brasil
17/12/2025
O governo federal lançou o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil), com a meta de recuperar 10 milhões de hectares degradados da Caatinga até 2045.
Apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o plano reúne 175 iniciativas voltadas a todos os biomas do país.
A Caatinga é apontada como o bioma mais ameaçado pela desertificação, apesar de sua capacidade de infiltrar água no solo e atuar como sumidouro de gás carbônico.
“Com isso, queremos alavancar todo o processo de restauração socioprodutiva”, afirmou Alexandre Pires, diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA.
Segundo a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a desertificação ameaça 18% do território brasileiro, onde vivem 39 milhões de pessoas, principalmente no Nordeste.
O PAB-Brasil inclui povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares em políticas de pagamento por serviços ambientais e prevê ações como alerta precoce, criação de unidades de conservação e recuperação da vegetação nativa.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas