Justiça
10/05/2025
Foi de goleada - 5 a zero.
Por unanimidade, a 1ª turma do Supremo Tribunal Federal decidiu derrubar parcialmente a decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu na tentativa de golpe de estado.
Só faltava o voto da ministra Cármen Lúcia. Agora não falta mais. Ela entregou seu veredicto na manhã deste sábado (10).
A ministra seguiu os demais colegas no entendimento de que Ramagem deve continuar a responder por três dos cinco crimes imputados a ele: tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, e organização criminosa.
A crise institucional está instalada. Agora aguarda-se a resposta da mesa da Câmara sob o comando do paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Desde ontem (9), quando os primeiros ministros votaram contra Ramagem, Motta tem sido bastante cobrado por bolsonaristas para confrontar o Supremo, que, segundo eles, passou por cima de decisão soberana do parlamento.
Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas