Economia
12/11/2025
O Nordeste deve movimentar mais de R$ 4 bilhões em investimentos públicos e privados para ampliar sua infraestrutura portuária nos próximos anos.
A região, que vem ganhando destaque no escoamento de grãos e no recebimento de cargas, registrou 330 milhões de toneladas movimentadas em 2024, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), um avanço de 3,52% em relação ao ano anterior.
A expansão é impulsionada por obras estratégicas como a Ferrovia Transnordestina, que deve ligar o Matopiba, região agrícola que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, ao Porto do Pecém (CE) até 2028, e pela futura licitação da Ferrovia Oeste-Leste, conectando Mato Grosso à Bahia.
Duas hidrovias também estão no radar: a do Parnaíba, entre Piauí e o novo porto de Luís Correia, e a do São Francisco, que ligará Minas Gerais à Bahia e Pernambuco.
Entre os aportes previstos, estão R$ 350 milhões da União para dragagens em Suape (PE), Recife e Natal, além de R$ 1,6 bilhão da APM Terminals, subsidiária da Maersk, em Suape.
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) receberá mais R$ 1,16 bilhão, aumentando sua capacidade para 23,5 milhões de toneladas por ano, um alívio para as filas de navios que chegam a 35 dias no pico da safra.
*Com informações do Valor Econômico.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
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