Cidades
10/11/2025
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou oficialmente a presença da bactéria Xanthomonas campestris pv. viticola no Rio Grande do Norte.
A portaria nº 1.443, publicada no Diário Oficial da União, inclui o Estado na lista das unidades da federação com ocorrência da praga que atinge plantações de uva.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, afirmou que o governo está discutindo com o Mapa as medidas a serem tomadas.
“Estamos nos reunindo para saber qual a melhor decisão a se tomar. Tanto pode ser a erradicação dessas lavouras, como pode ser também solicitar ao Ministério a mudança do status sanitário do Rio Grande do Norte, como ocorre, por exemplo, em Pernambuco e Bahia”, explicou.
Segundo Saldanha, o surgimento da doença está ligado ao recente avanço do cultivo de uvas no Estado.
“O Rio Grande do Norte não era um produtor de uva. (...) Ao longo dos últimos três, quatro anos tem aparecido empresas investindo nesse segmento, inclusive produzindo vinho. (...) Para nossa surpresa, apareceu a doença”, disse.
O secretário reforçou que a prioridade agora é evitar prejuízos e avaliar os próximos passos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas