Mundo
15/10/2025
A reconstrução de Gaza após dois anos de conflito com Israel pode custar cerca de US$ 70 bilhões, segundo Jaco Cilliers, funcionário do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A guerra gerou pelo menos 55 milhões de toneladas de escombros, equivalentes a 13 vezes as pirâmides de Gizé, e destruiu cerca de 83% dos edifícios na Faixa de Gaza, principalmente na Cidade de Gaza.
Cilliers afirmou que vários parceiros internacionais, incluindo países europeus, Canadá e Estados Unidos, demonstraram disposição para contribuir com a reconstrução.
Desde que o cessar-fogo entrou em vigor, palestinos têm retornado às ruínas de suas casas, enquanto equipes do PNUD já removeram cerca de 81.000 toneladas de escombros e continuam trabalhando no local.
O conflito começou em 7 de outubro de 2023, após ataque do Hamas a Israel, que matou 1.200 pessoas e fez 251 reféns.
A guerra deixou Gaza em grande parte destruída, matou cerca de 68.000 palestinos e só terminou com o acordo de cessar-fogo que incluiu a libertação dos últimos reféns israelenses vivos e a troca de detidos palestinos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas