Cidades
10/11/2025
As reservas de água do Rio Grande do Norte continuam em situação de alerta. Segundo o boletim do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), divulgado hoje (10), os principais reservatórios do estado acumulam 2,18 bilhões de metros cúbicos, o que representa 41,26% da capacidade total.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, entre Assú, Itajá e São Rafael, tem 49,09% de volume, enquanto a barragem de Oiticica, em Jucurutu, está com apenas 14,77%.
Outros mananciais, como Santa Cruz do Apodi e Umari, em Upanema, apresentam situação mais confortável, com 58,27% e 59,81%, respectivamente.
Treze reservatórios permanecem em situação crítica, com menos de 10% da capacidade, entre eles Itans (Caicó) e Passagem das Traíras (São José do Seridó).
Já as lagoas monitoradas têm melhor desempenho: Jiqui, em Parnamirim, está cheia; Pium, em Nísia Floresta, chega a 98%; e Extremoz opera com 76,09%.
O Igarn reforça que o monitoramento é essencial para garantir o abastecimento das populações urbanas e rurais.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas