Cidades
20/08/2025
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde) confirmou um ato no próximo dia 28 contra a privatização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal.
A mobilização começa às 9h, em frente à Câmara Municipal, e segue à tarde com audiência pública no plenário.
Segundo a entidade, o objetivo é alertar a população sobre “os riscos e prejuízos” da entrega das unidades às Organizações Sociais de Saúde (OSS).
De acordo com o sindicato, a substituição dos servidores concursados por funcionários de empresas privadas representa “um retrocesso” e ameaça a qualidade dos serviços.
A entidade também alerta que a medida pode comprometer a segurança da assistência e desorganizar a rotina dos profissionais que estruturaram suas vidas em torno dos plantões.
A polêmica começou em julho, quando a Prefeitura de Natal lançou editais para repassar a gestão das quatro UPAs da cidade às OSS já em setembro.
Em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou as empresas vencedoras, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou a suspensão dos contratos.
O relatório apontou falta de estudos que justificassem a proposta e risco de contratações antieconômicas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas