Cidades
07/11/2025
Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 126 municípios do Rio Grande do Norte ofereceram algum tipo de Benefício Eventual de Assistência Social em 2023, como cestas básicas e alimentos in natura, mas 44 prefeituras não souberam informar quantas famílias foram atendidas.
No total, 66.068 famílias potiguares receberam ajuda alimentar.
Apesar dos esforços, a pesquisa aponta que quase metade dos municípios do estado não possui estrutura formal para gerir políticas de segurança alimentar.
Apenas seis contam com secretaria exclusiva para o tema, e 135 ainda não têm lei municipal que regulamente a área. “O fortalecimento das defesas civis locais exige articulação contínua entre União, Estados e Municípios”, afirmou a analista do IBGE, Vania Maria Pacheco.
O levantamento também destaca que o Rio Grande do Norte é o segundo estado com mais restaurantes populares do país, 113 unidades administradas pelo governo estadual, atrás apenas do Maranhão.
Mesmo com o número expressivo, o estado foi o único a informar que não possui técnicos responsáveis pelos equipamentos, que servem cerca de 886 mil refeições por mês ao custo médio de R$ 1.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas