Análise da notícia: Allyson deve aproveitar viagem à China para afastar ameaças no União Brasil

Example news
Divulgação/Fundação Índigo
Prefeito Allyson Bezerra participa de viagem à China com líderes da União Brasil.

Política

21/10/2025

No Império do Meio

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, está do outro lado do mundo — na China — mas a política potiguar certamente não o deixa em paz.

Acompanhado de figurões do União Brasil — como o presidente da legenda Antônio Rueda, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião — Allyson participa da Missão Oficial à República Popular da China, promovida pela Fundação Índigo.

A viagem é longa. Começou no dia 18 de outubro e segue até o dia 30, com paradas em Pequim, Shenzhen e Xangai.

Com a perspectiva, cada vez mais real, de o senador Styvenson Valentim ingressar no União Brasil e, talvez, comandar o partido, Allyson não pode perder a oportunidade de fazer algumas perguntas aos colegas de viagem. 

– Rueda, meu presidente, posso contar com o União Brasil na minha campanha para governador? Correrei algum risco caso o senador Styvenson se filie ao partido? O cara apoia outro nome, de outra legenda. Rogério Marinho, do PL.

Para o ex-prefeito de Salvador, Allyson também pode questionar: 

– ACM, meu brother, o que vocês querem de mim para 2026? Fui reeleito com quase 80% dos votos na minha cidade, sou bem-avaliado e lidero as pesquisas de opinião para o governo. Tudo isso basta para o partido?

Ao prefeito de BH, ele pode interpelar:

– Álvaro, meu irmão, eu posso largar meu mandato de prefeito e me aventurar numa candidatura majoritária sem o apoio incondicional do meu partido? Posso confiar neles?

Para muitos observadores da cena política, a estratégia de Rogério Marinho e Styvenson Valentim é esvaziar o balão eleitoral de Allyson, isolando-o no campo da centro-direita.

Allyson Bezerra deveria voltar do Império do Meio – como a China era chamada por sua gente em distintos momentos de sua história – com as respostas dos figurões do União Brasil. Sem elas, o prefeito pode virar presa fácil dos mandarins partidários.

Confira o vídeo da Análise da Notícia:

DD.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas