Economia
13/10/2025
O Rio Grande do Norte pode ganhar um novo fôlego na produção de petróleo e gás natural.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) discutiu hoje (13) a inclusão de 275 novos blocos exploratórios no edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC), sendo 33 deles na Bacia Potiguar, além de uma área de acumulação marginal.
Durante a audiência pública nº 09/2025, a ANP ouviu sugestões de empresas, especialistas e representantes da sociedade sobre a atualização do edital, que define os critérios técnicos e econômicos das áreas de exploração.
As novas regiões receberam parecer favorável dos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA).
O diretor-geral da ANP, Pietro Mendes, afirmou que o novo edital deve “reforçar a atratividade do setor e ampliar o portfólio de exploração no país”.
Segundo ele, a proposta inclui 173 blocos terrestres, 102 marítimos e cinco áreas de acumulações marginais, o que, nas palavras do diretor, é “o primeiro passo para a expansão de nossas reservas”.
Após a análise das contribuições, o texto final será apreciado pela diretoria da ANP antes da publicação oficial.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas