Economia
15/10/2025
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou um projeto de lei que incentiva a produção de camarão nas cidades do interior.
A proposta, enviada pelo governo estadual, pretende descentralizar a atividade do litoral e reerguer o setor que já fez o estado liderar a carcinicultura nacional, posto hoje ocupado pelo Ceará.
O texto foi aprovado por unanimidade após oito meses de tramitação e prevê facilidades no licenciamento ambiental e isenção de taxas do sistema de água.
O relator Hermano Morais (PV) ampliou o alcance da medida para incluir produtores com até 15 hectares. “Com isso, se amplia bastante o incentivo, e nós temos a convicção de que teremos um resultado muito positivo na geração de emprego e renda”, afirmou o deputado.
Mesmo com críticas da oposição sobre a isenção de taxas apenas para o setor, o projeto segue para sanção da governadora.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), o Rio Grande do Norte produziu 36 mil toneladas de camarão em 2024, o que representa 14,6% do mercado nacional e cerca de 28 mil empregos diretos no estado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas