Economia
03/11/2025
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, seguirá em vigor durante o mês de novembro.
A decisão repete o cenário de outubro e mantém a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a Aneel, o motivo é o baixo volume de chuvas e a redução nos níveis dos reservatórios, o que mantém o cenário desfavorável para a geração hidrelétrica.
Para evitar risco de desabastecimento, o sistema elétrico precisa acionar usinas termelétricas, que têm custo de produção mais alto.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente o custo real da geração de energia no país.
A proposta, segundo o órgão, é permitir que os consumidores ajustem o consumo e evitem surpresas na conta de luz.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas