Bolsonaro recorre ao STF e contesta condenação pelos atos de 8 de janeiro

Example news
Agência Brasil
Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado.

Justiça

28/10/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a revisão da condenação que o responsabilizou pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A defesa diz que o julgamento teve “cerceamento de defesa”, baseou-se em uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid e cometeu erro jurídico nas penas aplicadas, segundo informou o g1.

O recurso, apresentado como embargos de declaração, afirma que os advogados não tiveram tempo para analisar as provas - mais de 70 terabytes de dados - e que o ministro Alexandre de Moraes negou pedidos de adiamento.

Para a defesa, isso feriu o direito de defesa e a igualdade de condições no processo.

“Ora, a prova da suposta ciência do ex-Presidente seria um áudio enviado por Mario Fernandes a Mauro Cid citando um encontro com o ex-presidente ocorrido nada menos que um mês depois. De fato, afirmações que prescindem da lógica não encontram a necessária prova”, diz o texto.

Os advogados pedem ainda que o STF reconheça que o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito deve ser absorvido pelo de golpe de Estado, por se referirem aos mesmos fatos.

Também apontam “omissões e contradições” na decisão e erros na dosimetria da pena.

Os embargos de declaração não costumam alterar condenações, mas podem abrir brechas para novos recursos.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas