Brasil
15/10/2025
O Brasil lançou ontem (14), durante a Pré-COP em Brasília, o “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis”, ou “Belém 4x”.
A proposta quer quadruplicar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis até 2035, em parceria com países como Índia, Itália e Japão.
O documento deve ser divulgado nos próximos dias e será apresentado na Cúpula do Clima, em novembro, em Belém.
A iniciativa se baseia em relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) que propõe caminhos para ampliar o uso de alternativas como hidrogênio, biocombustíveis, biogases e combustíveis sintéticos.
“Países como o Brasil têm todas as condições de dar uma contribuição para além de si mesmo, porque temos fontes renováveis e diversificadas de energia”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, reforçou a importância da meta, lembrando que a AIE defende multiplicar por quatro o uso de combustíveis sustentáveis.
O plano amplia o compromisso assumido na COP28, em Dubai, que estabeleceu metas globais para triplicar a produção de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas