Brasil
29/10/2025
O Brasil corre o risco de enfrentar desabastecimento de água até 2050 por causa das mudanças climáticas e da baixa eficiência na distribuição, segundo projeção do Instituto Trata Brasil.
O estudo aponta que, na média nacional, haverá restrição de 3,4% na disponibilidade de água por ano - o equivalente a 12 dias de racionamento -, podendo passar dos 30 dias em regiões mais secas do Nordeste e Centro-Oeste.
O levantamento, feito em parceria com a consultoria Ex Ante, estima que a demanda por água crescerá 59,3% até 2050, considerando um aumento anual de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB).
O estudo também prevê elevação média de 1ºC na temperatura máxima e 0,47ºC na mínima, além de menos dias de chuva e precipitações mais intensas.
A presidente do Trata Brasil, Luana Pretto, defendeu ações imediatas para conter as perdas no sistema de distribuição e garantir o abastecimento futuro.
“Onde já enfrentamos escassez, como em partes do Nordeste e Centro-Oeste, a falta de água pode se prolongar por mais de 30 dias. É fundamental agir agora para promover eficiência e preparar o país para os desafios que as mudanças climáticas trarão nos próximos anos”, afirmou.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas