Cadu Xavier: “Eleitor está entendendo que serei o candidato de Lula ao governo do RN”

Example news
Reprodução/Agora RN
Carlos Eduardo Xavier, secretário estadual da Fazenda, concedeu entrevista à coluna no Agora RN.

Política

26/10/2025

Cadu Xavier: “Eleitor está entendendo que serei o candidato de Lula ao governo do RN”

* Minha coluna publicada no Agora RN neste sábado (25)

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, acredita que o eleitor potiguar já está identificando que será o candidato do presidente Lula ao governo do Rio Grande do Norte. “Sinto essa consolidação nas ruas, no contato direto com a população”, disse à coluna. Cadu não se surpreendeu com a declaração recente de Walter Alves, reafirmando que não será candidato à reeleição. Na avaliação dele, o RN está muito melhor do que antes do governo da professora Fátima Bezerra.

 

Seu desempenho nas pesquisas eleitorais melhorou. O “Cadu do Lula” já está funcionando?

Acho que sim. À medida que o eleitor identifica que serei o candidato do presidente Lula no Rio Grande do Norte — e que, no governo, atuaremos como parceiros —, fica evidente o crescimento da nossa pré-candidatura. Ao escolher Cadu, o eleitor faz uma opção coerente com o presidente Lula.

 

Walter Alves reafirmou que não será candidato ao governo e pediu para ter o nome retirado das pesquisas. Isso pode ser um sinal de que sua pré-candidatura está consolidada?

Sim. Sinto essa consolidação nas ruas, no contato direto com a população. O vice-governador Walter Alves é nosso parceiro neste projeto e tem reafirmado isso diversas vezes. Não me surpreende, porque ele vem dizendo a mesma coisa há meses. Walter terá um papel fundamental no sucesso do nosso projeto político, sob a liderança da governadora Fátima Bezerra.

 

O PT admite conversar com Carlos Eduardo Alves para ocupar o espaço de Zenaide Maia na disputa pelo Senado. Mas o ex-prefeito já sinalizou que deseja concorrer ao governo. Essa negociação lhe preocupa?

De maneira alguma. As articulações para a formação da chapa estão delegadas ao diretório estadual do PT, e tenho muita confiança de que o processo será conduzido com sucesso, ampliando e fortalecendo nossas alianças. Estou otimista.

 

O Estado do Rio Grande do Norte apresenta uma situação fiscal preocupante, com uma dívida que passa dos R$ 6,3 bilhões. Até que ponto o assunto pode atrapalhar sua trajetória política em 2026?

A situação fiscal do Rio Grande do Norte está muito melhor do que antes do governo da professora Fátima Bezerra. Hoje, os servidores têm calendário de pagamento e os fornecedores, mesmo em um cenário ainda desafiador, vivem uma condição bem mais estável. O Estado tem feito investimentos em infraestrutura, como o programa de recuperação de rodovias, e os indicadores das políticas públicas melhoraram em todas as áreas. Na segurança, por exemplo, a população percebe outra realidade. Quanto ao endividamento, o que cresceu foi o saldo de precatórios, resultado de ações movidas por servidores que, em governos anteriores, tiveram direitos negados. Esses processos tramitaram por anos e agora se transformaram em precatórios. Encaro todos esses desafios com serenidade, porque conheço, como poucos, a realidade fiscal do Estado.


 

De volta para o futuro

Ao admitir a possibilidade de ser vice na chapa de Allyson Bezerra em 2026, Carlos Eduardo Alves faz um cálculo político mirando a eleição municipal de 2028. O ex-prefeito deseja arrancar de Allyson o compromisso para ser o candidato do grupo na sucessão da capital. O acerto pode prosperar.


 

Centrão lulista

Após cortar cerca de 50 nomes da máquina federal ligados ao Centrão, a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) iniciou uma articulação para criar um “centrão lulista”. A costura começou por representantes do PP, que, junto com o União Brasil, forma a federação União Progressista. Outros líderes serão convidados.


 

Fazendo contas

Hermano Morais disse ontem que está mais integrado às ações do Partido Verde, agora sob o comando de Rivaldo Fernandes. Ainda assim, o deputado estadual avalia o melhor cenário para disputar a reeleição. “Posso ficar no PV ou não. Só vou decidir isso na janela partidária de março”, disse no Bom Dia CBN Natal.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas