Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de dois dias para mulheres

Example news
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Parlamentares no plenário da Câmara durante sessão de votação de projetos defendidos pela bancada feminina.

Política

28/10/2025

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (28) a criação de uma "licença menstrual" de dois dias por mês para mulheres que apresentem sintomas severos, como cólicas, enxaqueca e fraqueza, que dificultem suas atividades de trabalho.

O afastamento será garantido mediante apresentação de laudo médico e também valerá para estagiárias e empregadas domésticas.

O projeto, que faz parte do pacote de medidas voltadas à saúde feminina, passou por alterações durante a tramitação.

Inicialmente, o afastamento seria de três dias, mas a relatora deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP) reduziu o período para dois.

Em plenário, ela disse que a medida não é “sobre conforto, e muito menos privilégio. É sobre dor incapacitante”.

Além da licença menstrual, a pauta aprovada inclui projetos que ampliam exames preventivos, como mamografias e triagens para câncer de colo uterino e de mama, e estabelece diretrizes para atenção integral à saúde materna pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os textos agora seguem para análise do Senado Federal.
 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas