Política
31/10/2025
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que altera as regras do setor elétrico brasileiro e derruba a cobrança de R$ 20 a cada 100 kWh compensados na geração distribuída.
A decisão, agora enviada ao Senado, foi vista como uma vitória para quem produz e compartilha energia solar no país.
Entre os parlamentares do Rio Grande do Norte, houve divisão.
Votaram contra a taxa Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL).
Já Fernando Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT) e Robinson Faria (PL) apoiaram o texto original, que previa a cobrança.
João Maia (PP) não participou da votação.
Com a exclusão da taxa, a geração distribuída - principalmente a solar - segue livre de novas cobranças e mantém os incentivos atuais.
O setor comemora o resultado, visto como um alívio para produtores e consumidores, especialmente no Nordeste, onde o potencial solar é um dos maiores do país.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas