Política
17/10/2025
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não pretende pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a indicação de uma mulher para a vaga aberta na Corte.
“Se eu fizer um pedido dirigido a um presidente da República, amanhã ele pode me pedir alguma coisa à juíza. Desta vez, eu não falo, não”, disse durante evento no Sesc Pinheiros, em São Paulo.
Mesmo evitando o pedido direto, Cármen Lúcia reforçou sua defesa por mais mulheres no Judiciário.
“Todo mundo sabe minha posição sobre as mulheres em espaços de poder, para não esquecer. Juiz não pede, pois também não pode receber. Esta é minha compreensão”, afirmou.
Atualmente, Cármen Lúcia é a única mulher entre os 11 ministros do STF.
Em 133 anos de história, apenas três mulheres ocuparam assento na Corte: ela, Rosa Weber e Ellen Gracie.
Apesar da cobrança por representatividade, os cotados para substituir Luís Roberto Barroso são o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas