Brasil
22/10/2025
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (22) um projeto que garante gratuidade para bagagens de mão de até 10 quilos em voos nacionais e internacionais.
A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi aprovada por 15 votos e, por ter caráter terminativo, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação no plenário.
O relator da matéria, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), manteve o texto original.
“O que propõe o projeto de lei é exatamente normatizar, e não apenas ficarmos na dependência de regulações que, muitas das vezes, não correspondem ou não respondem às expectativas daqueles que se servem do transporte aéreo”, afirmou.
Segundo ele, o objetivo é garantir “direitos mínimos dos usuários do transporte aéreo”.
Na Câmara, o tema também avança.
Os deputados aprovaram ontem (21) o regime de urgência para um projeto semelhante, apresentado por Da Vitória (PP-ES), que assegura a gratuidade de uma bagagem de mão e um item pessoal, como mochila ou bolsa.
O relator, deputado Neto Carletto (Avante-BA), estuda ampliar o texto para incluir o despacho gratuito de uma mala, proposta vetada em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas