Política
06/11/2025
A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por seis votos a um, o substitutivo apresentado pelo deputado estadual José Dias (PL) ao projeto do governo que cria a Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado.
A proposta segue agora para análise da Comissão de Administração e Serviços Públicos.
José Dias afirmou que o texto original do Executivo tinha “vícios de inconstitucionalidade” e previa autonomia excessiva à administração fazendária, como a destinação de 1,2% do orçamento estadual e poderes irrestritos de fiscalização. “Esse projeto não apenas distorce a hierarquia administrativa, mas também coloca em risco as liberdades individuais e a segurança jurídica”, disse o relator.
Ele também retirou do texto artigos que autorizavam ingresso de auditores em estabelecimentos a qualquer hora e vantagens salariais consideradas indevidas.
O deputado manteve apenas a incorporação de 50% das conquistas salariais já previstas, excluindo novos benefícios.
Segundo ele, a proposta precisa levar em conta a reforma tributária nacional, que altera a estrutura de impostos e reduz a carga de trabalho no setor. “Não tiramos direito de ninguém, mas corrigimos o que era inconstitucional”, afirmou.
Votou contra o parecer apenas o deputado Neilton Diógenes (PP).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas