Conselho de Ética arquiva processo que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro

Example news
Reprodução/Redes Sociais
Representação do PT acusava Eduardo Bolsonaro de usar o cargo para atacar as instituições democráticas.

Política

23/10/2025

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou a representação que pedia a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Por 11 votos a 7, o colegiado aprovou o parecer do relator, Delegado Marcelo Freitas (União Brasil–MG), que concluiu que a atuação do parlamentar nos Estados Unidos não configurou quebra de decoro.

A representação, apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), acusava Eduardo de usar o cargo para atacar as instituições democráticas e influenciar autoridades estrangeiras a aplicar sanções econômicas contra o Brasil.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) chegou a apresentar voto alternativo pedindo o prosseguimento do processo, mas foi derrotado.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), informou que recorrerá da decisão.

No mesmo dia, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido para que Eduardo fosse notificado por carta rogatória em ação que o acusa de coação no curso do processo.

Moraes determinou que a Defensoria Pública da União (DPU) apresente a defesa do deputado, que vive nos Estados Unidos desde fevereiro.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas