Brasil
07/11/2025
Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 95% das cidades brasileiras enfrentaram desastres naturais entre 2013 e 2024, somando prejuízos de R$ 732,2 bilhões.
No período, foram mais de 70 mil decretos de Situação de Emergência ou Calamidade Pública e 6 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é urgente fortalecer a Defesa Civil local com apoio técnico e financeiro. “O fortalecimento das defesas civis locais exige articulação contínua entre União, Estados e Municípios”, afirmou.
Apenas 12% dos municípios possuem órgão próprio de defesa civil; a maioria acumula a função em outras secretarias.
O estudo revela ainda que 67% das prefeituras dependem de ajuda financeira para prevenção e 56% relatam falta de suporte técnico.
Quase metade dos municípios tem até três servidores na área, e 65% ainda não criaram fundos municipais de defesa civil, o que reforça a fragilidade da estrutura diante dos desastres.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas