Justiça
23/10/2025
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou ontem (23) a transferência de Luiz Fux da Primeira para a Segunda Turma da Corte.
A mudança foi pedida pelo próprio Fux, que manifestou interesse em ocupar a vaga deixada pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Segundo Fachin, a decisão segue o artigo 19 do Regimento Interno do STF, que permite a transferência entre turmas quando há vaga disponível. “Diante da ausência de manifestação de interesse de integrante mais antigo, concedo a solicitada transferência para a Segunda Turma, nos termos dos artigos 13, X e 19 do Regimento Interno desta Corte”, escreveu o presidente em despacho.
Com a mudança, a Segunda Turma volta a ter cinco ministros: Gilmar Mendes, Nunes Marques, Dias Toffoli, André Mendonça e agora Luiz Fux.
Já a Primeira Turma, responsável por julgar casos ligados à tentativa de golpe de Estado, ficará com uma cadeira vaga até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indique um novo nome para o Supremo.
Mesmo com a transferência, Fux afirmou que continuará participando dos julgamentos já agendados pela Primeira Turma.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas