Economia
22/10/2025
O faturamento de bares e restaurantes do Rio Grande do Norte caiu 1% em setembro, conforme o índice Abrasel-Stone divulgado pela Tribuna do Norte.
Mesmo com o recuo, o desempenho potiguar foi um dos melhores do país em um mês marcado pelos efeitos da crise do metanol, que reduziu o consumo de bebidas destiladas.
Em 2024, o estado havia registrado queda de 4% no mesmo período.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Thiago Machado, afirmou que o resultado foi “positivo”, considerando a diferença no número de fins de semana.
“Em agosto a gente teve cinco finais de semana, em setembro só tivemos quatro. Então, assim, a ideia é que a gente teve mais venda, mesmo perdendo 1%”, disse.
Segundo ele, o fim do período de chuvas e o aumento do turismo, que cresceu 5,8% em agosto, de acordo com o IBGE, ajudaram a manter o movimento.
A crise do metanol, que gerou apreensões e fiscalizações em Natal, teve impacto limitado no estado.
O Procon Natal e a Vigilância Sanitária recolheram 136 litros de bebidas irregulares, sem registros de intoxicação.
No país, o setor recuou 4,9% em média, e apenas Maranhão (2,6%) e Mato Grosso do Sul (1%) tiveram crescimento.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas