Segurança Pública
07/11/2025
Governadores e secretários dos nove estados do Nordeste declararam apoio às propostas do governo federal para a segurança pública que tramitam no Congresso Nacional.
O grupo, liderado pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, se reuniu ontem (6) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em Brasília.
Fonteles destacou a importância da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública, que prevê a integração entre as forças de segurança, e defendeu o Projeto de Lei Antifacção, enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de outubro.
“O item mais importante para o combate à criminalidade organizada é a integração das forças, incluindo a integração de dados, de informações e de inteligência”, afirmou.
Os gestores reforçaram apoio a outros nove projetos de lei que fortalecem o combate ao crime organizado.
Fonteles citou a Operação Carbono Oculto 86, que fechou 49 postos suspeitos de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC), como exemplo de atuação integrada.
Ele ainda criticou a proposta de classificar facções como grupos terroristas, afirmando que o projeto “tem vários problemas, inclusive em relação ao Estado Democrático de Direito”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas