Justiça
15/10/2025
A Justiça Federal no Rio Grande do Norte determinou o bloqueio definitivo de um site que vendia dados pessoais de brasileiros sem consentimento.
A decisão da 1ª Vara Federal atendeu a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) e também prevê o envio de um pedido de cooperação internacional à Suécia, país onde o domínio está registrado, para que a página seja desativada no exterior.
O site oferecia informações como CPF, endereço, data de nascimento e até perfis de parentes, violando a Constituição Federal, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O MPF argumentou que a prática colocava milhões de cidadãos em risco de fraudes e ameaças à integridade física.
Os réus também foram condenados ao pagamento de R$ 20 mil por litigância de má-fé.
Segundo o MPF, a empresa responsável tentou mascarar a autoria por meio de uma firma nas Ilhas Seychelles e de um provedor nos Estados Unidos, mas a Justiça reconheceu a aplicação do Marco Civil a serviços oferecidos a brasileiros.
A ação civil pública, movida pelo procurador da República Kleber Martins, tramitou por dez anos e contou com a participação da União e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) como amicus curiae.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas