Saúde
03/11/2025
A Justiça Federal realizou hoje (3) uma vistoria nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Sistema Único de Saúde (SUS) em dois hospitais privados de Natal: o Memorial São Francisco e o Hospital Rio Grande.
A ação contou com a presença do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a juíza federal Gisele Leite, a inspeção faz parte de um processo judicial que busca garantir a abertura e manutenção dos leitos contratualizados com o SUS. “Os 10 leitos que são contratualizados com o SUS estão, inclusive, ocupados hoje, todos abertos e ocupados”, afirmou ao g1.
O diretor do Hospital Memorial, Ricardo Queiroz, explicou que metade dos leitos é destinada a pacientes clínicos encaminhados do interior e da Grande Natal.
No Hospital Rio Grande, a equipe verificou 22 leitos de UTI em operação, mais do que o previsto em contrato.
As inspeções nesses hospitais acontecem há 13 anos por determinação judicial.
Atualmente, ambos estão com 100% de ocupação, cenário que reacendeu o alerta após a morte de dois pacientes que aguardavam vagas na rede pública.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas