Segurança Pública
30/10/2025
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciaram a criação de um escritório emergencial para enfrentar o crime organizado no estado.
O objetivo é melhorar a integração entre esferas federal e estadual, com coordenação compartilhada entre o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e o secretário estadual, Victor Santos.
“O escritório é um fórum onde as forças vão conversar entre si, tomar decisões rapidamente até que a crise seja superada”, disse Lewandowski, citando o embrião da PEC da Segurança Pública discutida no Congresso Nacional.
O anúncio ocorre após a Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do país, com mais de 100 mortes e retaliações do Comando Vermelho em várias regiões da cidade.
O ministro informou que o governo federal vai ampliar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal em 50 agentes e disponibilizar peritos e vagas em presídios federais se requisitado.
Lewandowski e Castro descartaram o uso das Forças Armadas por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e o ministro reforçou que o termo “narcoterrorismo” não se aplica à realidade das facções criminosas no estado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas