Justiça
23/10/2025
O Ministério Público da Itália se manifestou favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil.
A parlamentar está em prisão cautelar desde julho, por decisão da Corte de Apelação de Roma, que apontou risco de fuga.
A informação foi divulgada pela Advocacia-Geral da União (AGU), responsável por representar o Estado brasileiro no processo.
Zambelli deixou o Brasil após o Supremo Tribunal Federal (STF) condená-la a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome da deputada na lista vermelha da Interpol.
Mesmo com cidadania italiana, a extradição não deve ser barrada.
A defesa, representada pelo advogado Fabio Pagnozzi, afirmou não ter tido acesso ao parecer e classificou a divulgação pela AGU como indevida.
Ele declarou que a parlamentar é vítima de perseguição política.
Em outro processo, Zambelli foi condenada pelo STF a cinco anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal durante as eleições de 2022.
A deputada teve a perda do mandato determinada e o caso está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas