Justiça
17/10/2025
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a reabertura do inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta interferência na Polícia Federal (PF).
O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apontou a existência de novos elementos que justificam a retomada das apurações.
A investigação começou após a saída de Sérgio Moro (União Brasil) do Ministério da Justiça, em 2020.
Ao pedir demissão, o ex-juiz acusou Bolsonaro de tentar influenciar a PF por meio da troca do então diretor-geral Maurício Valeixo, seu indicado.
Gonet mencionou mensagens trocadas entre os dois, nas quais o presidente confirma a demissão de Valeixo e compartilha notícia sobre investigações contra aliados.
Com a decisão, a PF deverá apurar se o caso tem relação com outras frentes sob investigação, como a chamada “Abin Paralela”, a propagação de desinformação e o uso da estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em uma possível articulação golpista.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas