Saúde
16/10/2025
Uma fábrica de “mosquitos do bem” foi inaugurada hoje (16) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.
O projeto é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Natal e do Rio Grande do Norte com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e utiliza o método Wolbachia para reduzir a transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Os mosquitos produzidos, chamados de “wolbitos”, carregam uma bactéria que impede a multiplicação dos vírus dentro do próprio inseto.
Ao se reproduzirem com os mosquitos locais, transmitem essa característica às próximas gerações, diminuindo naturalmente o contágio das doenças.
As solturas ocorrerão ao longo de 20 semanas, em 33 bairros da capital escolhidos por apresentarem os maiores índices de arboviroses.
O método, criado na Austrália e já testado com sucesso em cidades como Niterói e Rio de Janeiro, é seguro para o meio ambiente e para a população, segundo as autoridades de saúde.
*Com informações do g1
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas