Política
07/11/2025
Pelo menos nove prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024 no Rio Grande do Norte respondem a processos que podem resultar em cassação dos mandatos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgados pelo g1.
Os casos representam pouco mais de 5% dos municípios potiguares e envolvem suspeitas de abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação, condutas vedadas e compra de votos.
Em dois municípios - Ouro Branco e Itaú -, o tribunal já decidiu pela cassação dos gestores, mas ambos recorreram e aguardam julgamento.
Em Francisco Dantas, a cassação foi revertida pelo TRE, e o caso subiu para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já em São Miguel do Gostoso, a sentença da primeira instância cassou a chapa vencedora das eleições por abuso de poder, ainda com possibilidade de recurso.
O g1 informou ainda que o Ministério Público pediu a cassação do mandato do prefeito de Natal, mas o processo está suspenso na primeira instância enquanto o TRE analisa pedidos das defesas.
No total, cidades como Lajes, Marcelino Vieira, Equador, Pedra Grande e Maxaranguape também têm ações semelhantes em andamento.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas