Política
07/11/2025
A Prefeitura de Natal um decreto que autoriza o uso mais flexível de parte das receitas municipais até 2032.
Até o fim de 2026, o Executivo poderá utilizar livremente até 50% das receitas desvinculadas; de 2027 a 2032, o percentual cai para 30%.
A medida segue o modelo da Desvinculação de Receitas dos Municípios (DRM), prevista na Constituição Federal.
A regra permite que o município utilize parte do dinheiro arrecadado com impostos, taxas, contribuições e multas sem precisar destiná-lo a áreas específicas.
Ficam de fora da desvinculação os recursos obrigatórios para Saúde e Educação, as contribuições previdenciárias e as transferências com destinação definida.
A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) vai definir as fontes sujeitas à medida e poderá ajustar os percentuais conforme a situação orçamentária.
O decreto, assinado pelo prefeito Paulo Freire, já está em vigor e, segundo a Prefeitura, não cria novos impostos, apenas amplia a liberdade de gestão sobre o orçamento municipal.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas