Política
04/11/2025
O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, foi preso na madrugada de hoje (4) após depor à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A ordem de prisão foi dada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que o acusou de falso testemunho. Segundo o parlamentar, Abraão “mentiu reiteradas vezes” durante a sessão.
“Ele pelo menos em quatro oportunidades se contrariou”, afirmou Viana, acrescentando que o dirigente “tentou esconder de todas as maneiras que continuou o mesmo esquema, dessa vez ampliando, não só tirando dos pescadores, mas também dos aposentados”.
Após a prisão, o senador disse que o depoimento confirmou suspeitas de que associações usaram listas de beneficiários do INSS para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, compradas de um fornecedor conhecido como “Careca do INSS”.
A CBPA é alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga descontos indevidos em benefícios previdenciários.
Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a entidade movimentou R$ 221,8 milhões entre 2023 e 2025.
A Advocacia-Geral da União (AGU) classificou a confederação como “de fachada”.
Abraão Lincoln já havia sido afastado da antiga Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), acusado de vender licenças de pesca de forma irregular.
Confira o momento em que Abraão Lincoln é escoltado:
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas