Economia
30/10/2025
O Rio Grande do Norte vai abrigar o primeiro projeto de energia eólica offshore do Brasil, anunciado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela DOIS A Engenharia, durante o Brazil Windpower, em São Paulo.
A planta-piloto será instalada no mar de Areia Branca, a 330 km de Natal, e já tem licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o diretor do SENAI e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, o edital para atrair investidores marca o “dia zero” do projeto.
“Nós temos a licença em mãos e estamos em fase final de análise jurídica do edital para reunir parceiros que irão trabalhar conosco para desenvolver a primeira turbina para o mar do Brasil”, afirmou.
A expectativa é iniciar os contratos em dezembro e dar início às atividades em abril de 2026.
Com investimento inicial de R$ 42 milhões, a planta funcionará como sítio de testes em condições reais, com duas turbinas de 24,5 megawatts (MW) de potência somada, instaladas a 4,5 km do Porto-Ilha de Areia Branca.
O modelo, adaptado da tecnologia espanhola Esteyco, permite montar as torres em terra e transportá-las por rebocadores, reduzindo custos e a dependência de equipamentos estrangeiros.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas