Justiça
27/10/2025
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal condenou dois servidores estaduais por fraude no pagamento de diárias de viagem que causou um prejuízo de R$ 157.964,36 aos cofres públicos.
A decisão é do juiz Geraldo Antônio da Mota e resulta de um inquérito civil do Ministério Público do Estado (MP).
De acordo com a sentença, os réus usaram suas senhas funcionais para inserir nomes de pessoas que não eram servidores no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), fazendo com que elas aparecessem como beneficiárias das diárias.
O magistrado afirmou que os dois agiram “com todo o ardil” e foram “os principais responsáveis pelo desvio de recursos públicos”.
Os servidores perderam a função pública, terão de devolver o valor desviado, pagar multa de R$ 315.928,72 cada, além de terem os direitos políticos suspensos e ficarem proibidos de contratar com o poder público por 10 anos.
O juiz também criticou quem cedeu contas bancárias para o esquema: “O ato de desconfiar, no primeiro momento, é fundamental para qualquer pessoa”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas