Política
21/07/2025
O vereador Daniel Valença (PT), um dos signatários da ação popular contra mudanças na gestão das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) na capital, disse hoje (21) que a Prefeitura de Natal cometeu dois equívocos no processo: ausência de estudo técnico e falta de debate nas instâncias corretas.
“Em nenhum momento foi feito um estudo técnico para apontar que a alternativa da gestão por OS (Organização Social) é mais benéfica para o cidadão que a gestão pública via Prefeitura. Isso é um pré-requisito do TCU (Tribunal de Contas da União)”, declarou em entrevista no Jornal da MIx.
“Desde a gestão passada, as coisas em Natal são feitas sem estudo técnico, sem embasamento, e depois viram elefantes brancos como a engorda da praia de Ponta Negra, o mercado da Redinha e o hospital municipal”, acrescentou.
O vereador do PT apontou a falta de discussão antes do lançamento da chamada pública para OS nas UPAs:
“Faltou debate nas instâncias corretas, por exemplo, no Conselho Municipal de Saúde, que tem a atribuição para fiscalizar, acompanhar e monitorar o exercício de políticas públicas da saúde”, falou.
Do ponto de vista político, o vereador se mostrou totalmente contra qualquer tipo de terceirização da saúde na capital:
“Pela Constituição de 88, o SUS é o principal sistema de promoção da saúde no território nacional, e o sistema privado é complementar. Quando a média complexidade das UPAs é colocada sob gestão de uma organização social, que é uma empresa na prática, você tira o sistema público e coloca o privado. O que a gente vê é um modelo em que o sistema público será engolido pela iniciativa privada”, declarou Daniel Valença.
Confrontado sobre os casos de OS na Bahia, em Fortaleza, administrados pelo PT, e em Recife, cuja gestão é do aliado PSB, Daniel Valença disse o seguinte:
“Em Fortaleza, o PT assumiu agora. Não tenho o que comentar sobre gestão do PSB em Recife. Agora, os contratos na Bahia estão errados. Se eu fosse filiado ao PT da Bahia, eu iria votar em todos os congressos para reversão dos contratos com OS e exigir o retorno imediato à gestão pública estatal. Precisamos de mais concursos públicos, mais infraestrutura e mais investimentos”, argumentou.
Confira o vídeo da entrevista de Daniel Valença no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas